Uma das grandes sacadas da modernidade é a utilização do telefone como canal de vendas. Mais do que isso, as linhas telefônicas são um meio simples e rápido de resolver problemas. Contudo, você sabe mesmo o que é telemarketing?
Aqui você você vai descobrir não apenas o que é, mas como potencializar o uso dessa ferramenta. Além disso, há muitas curiosidades sobre o assunto que vale a pena conhecer melhor.
Então, para saber tudo sobre o assunto, basta continuar com a gente até o final deste post!
O que é telemarketing?
De maneira original, o sentido do que é telemarketing leva o pensamento para as razões da criação desse sistema. Afinal, o telemarketing nasceu como uma estratégia de vendas por telefone.
Contudo, o que seria uma ideia promoção de serviços e produtos tornou-se uma excelente solução para atendimento ao cliente, oferta de suporte técnico o mesmo instrumento de cobrança. Logo, o telemarketing é uma maneira direta de oferecer serviços a partir de uma estrutura de call center.
Como surgiu o telemarketing
Embora seja uma boa referência de modernidade, a verdade é que o telemarketing existe há mais tempo do que possamos imaginar. Afinal, as primeiras referências a serviços desse tipo datam da década de 1950. Ou seja, embora os meios não fossem tão modernos, a proposta já estava presente.
Na verdade, esses são os registros de atividades mais formais. Contudo, há mais de um século já há sinais de ações dessa natureza. Sobre isso, conta a história que os primeiros sinais se deram em Berlim, em 1880, quando um pasteleiro resolveu ligar para a sua lista de clientes a fim de oferecer o seu produto.
Mas, foi em 1950 que empresas americanas começaram a disponibilizar seus números de telefones a fim de que os clientes pudessem fazer o contato e tirar suas dúvidas. Essa mesma época foi o tempo de popularização do telefone por discagem direta, o que facilitou em muito a vida dos publicitários.
A partir das constantes evoluções é que surgiu a atividade de maneira mais parecia com o que se conhece hoje. Embora o começo contasse apenas com mulheres no exercício da atividade, hoje já se trata de um ambiente muito mais igualitário.
O que viria a seguir com a chegada da internet não poderia ser melhor para o sistema de telemarketing. Com essa facilidade, surgiram inovações como call centers e todas as suas variações, de modo a potencializar ao máximo todas as possibilidades. Ou seja, há a exploração ainda maior de opções como telefone, e-mail, chats e tudo o mais como ferramentas de comunicação com os clientes.
Tipos de telemarketing
O espaço para a evolução vem acompanhado de várias modalidades. Assim, entender o que é telemarketing passa por conhecer seus diferentes tipos e funcionalidades. De maneira geral, são dois os tipos.
Ativo
Nessa modalidade de telemarketing, os operadores entram em contato com o cliente, de maneira a realizar uma abordagem ativa. Ou seja, parte da empresa o contato a fim de se fazer sua oferta de vendas, de cobrança, relacionamento ou mesmo pesquisas.
As atividades mais comuns nesse tipo de abordagem são a oferta de produtos e serviços. Essa é uma maneira de oferecer boas oportunidades para velhos clientes, ou mesmo captar novos por meio dessas ofertas.
Outra atividade comum no telemarketing passivo é a realização de cobranças. Nesse caso, a empresa em questão entra em contato com clientes a fim de oferecer oportunidades de negociação de dívidas.
No âmbito das pesquisas, o telemarketing também é uma boa ferramenta. Nesse caso, os atendentes do telemarketing entram em contatos com clientes para coletar suas impressões a respeito do consumo de determinado produto ou serviço.
Por fim, o telemarketing também é utilizado para estabelecimento de comunicação e relacionamento com clientes. Através do serviço pode-se identificar dificuldades na relação com fornecedores e melhorar o vínculo com a empresa em questão.
Receptivo
Por sua vez, o telemarketing receptivo é aquele onde o cliente é que entra em contato com a empresa. De maneira geral, o contato tem o objetivo de tirar dúvidas, fazer sugestões ou mesmo reclamações.
Nesse caso, há o contato também para a solicitação de serviços e suporte. Além disso, o canal é um meio de solicitação de cancelamentos também. Nesse caso, o telemarketing receptivo tem o papel de representar a empresa em questão, promover as respostas que os clientes precisam ou mesmo tentar converter as decisões e recusas em manutenções de negócios.
Como uma grande parte desse problema também tenha a intenção de resolver problemas, isso exige que os atendentes sejam bem treinados. Afinal, a manutenção de relações comerciais com clientes depende diretamente da atenção que o telemarketing receptivo presta.
Vantagens da adoção do sistema de telemarketing
Adotar no negócio um sistema de telemarketing traz muitas vantagens para o empreendimento. Contudo, claro, para que isso realmente faça sentido é preciso que se faça da maneira correta. Isso é, utilizando ao máximo o potencial das boas práticas.
Melhoria da produtividade
Uma das principais vantagens da utilização de telemarketing nos empreendimentos é a potencial melhoria da produtividade. Afinal, ao invés de se deslocar, dispender tempo e recursos de translado, o profissional precisa apenas entrar em contato através do telefone.
Além disso, a utilização de tecnologia permite que o tempo seja muito melhor aproveitado. Isso porque, as ligações costumam acontecer uma após a outra, sem tempo a se perder. Assim, é possível que se faça muito mais contatos do que se faria presencialmente.
Contato mais próximo com os clientes
Outro benefício desse tipo de serviço é a possibilidade de que se tenha um contato mais próximo com os clientes. Essa possibilidade também gera um contato mais direto e respostas imediatas ao que se tem proposto.
Especialmente quando se trata de vendas, esse tipo de contato aumenta as possibilidades de sucesso nas vendas. Dessa forma, tem-se muito mais possibilidades de sucesso nas vendas.
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