Os mais jovens, provavelmente, não conhecem o SMS. Também conhecido como torpedo, o SMS é uma das tecnologias de mensagens mais antigas do mundo.
Apesar de ainda ser possível enviar o SMS, o recurso ficou obsoleto. Afinal, as redes sociais chegaram e dominaram o mundo.
Então, se você não conhece ou não se lembra do SMS, que tal conhecermos um pouco mais? Continue com a leitura!
O que é o SMS?
O SMS é uma abreviatura do termo Short Message Service. Em português, significa Serviço de Mensagem Curta.
Apesar de ter sido criado em 1980 pelo engenheiro finlandês de telecomunicações Matti Makkonen, a primeira mensagem de texto nesse formato foi enviada dia 3 de dezembro de 1992.
Contudo, a ideia era enviar o máximo de informação possível em uma única mensagem de texto utilizando a tecnologia GSM.
Além disso, o texto tinha que ter até 160 letras. Incrível, não é mesmo?
Já no Brasil, o SMS ganhou espaço em 1990. Como poucos caracteres podiam ser escritos, o público jovem inventou as famosas abreviações. Assim, eles conseguiam enviar todas as informações em uma única mensagem.
Por outro lado, o número de torpedos enviados caíram em 2010, porque apesar de rápido e eficaz, as operadoras cobravam caro por cada mensagem enviada.
Logo, os usuários foram perdendo o interesse. Além de que, nesta época, já era possível fazer ligações. O que acabou se tornando melhor e mais resolutivo.
Após conhecer um pouco do que é e da história do SMS, vocês devem estar pensando: como isso realmente funciona? Siga com a gente!
Como funciona?
O processo de envio e recebimento de SMS é muito simples.
Em resumo, o usuário escrevia uma mensagem no seu aparelho, selecionava o número da outra pessoa e pronto, a mensagem era enviada.
E se a pessoa fosse responder, o processo também é o mesmo.
Nesse sentido, se formos comparar com algum recurso mais atual, o Whatsapp seria um excelente exemplo. Observamos que o seu processo é bem semelhante ao do SMS.
Entretanto, o SMS não parou por aí. Logo após surgiu o MMS. A sigla é uma abreviatura do termo Multimedia Message System ou, em português, Sistema de Mensagens Multimídia.
A grande novidade era a possibilidade de enviar imagens, áudios e até mesmo vídeos curtos, além de texto.
No fim, apesar das vantagens sobre o SMS, o serviço também foi perdendo espaço para o Instant Messaging, ou Mensagem Instantânea, que surgiu com programas de computador, como o MSN.
Ou seja, assim como desenvolveram os telefones e a internet, por exemplo, também desenvolveram outras plataformas para melhorar cada vez mais essa troca de informações.
Essa transformação digital se tornou altamente relevante, pois agora nos deu a possibilidade de nos comunicar com qualquer pessoa, a qualquer hora e a qualquer lugar. Ficamos ainda mais conectados de forma mais simples e cada vez mais rápida.
Uma curiosidade interessante é que nos Estados Unidos, o SMS é muito mais usado do que o Whatsapp. Você sabia?
Ainda que tenha muitos usuários, o Whatsapp não é o recurso mais usado por lá. A razão para isso é a forte presença dos iPhones no país.
Por consequência, o aplicativo de mensagens da Apple, o iMessage — que também funciona por meio das plataformas de SMS das operadoras — é mais popular para o envio de mensagens curtas.
E agora, será que o SMS irá acabar?
Será o fim do SMS?
Ainda que o SMS ainda esteja disponível e não há tanta utilização assim, por grande parte do mundo, ainda não se fala na extinção desse recurso.
Entretanto, com a transformação digital, acabou-se criando outras formas de se comunicar. E, para além disso, é crucial que as operadoras também se adequem para que o SMS não se torne um recurso obsoleto, como outros que já existem.
E por incrível que pareça e como citamos acima, esse recurso ainda é bem utilizado pelas pessoas o que contribui para que ele simplesmente se acabe no mercado.
Por outro lado, quando pensando nas empresas, o SMS era um dos melhores recursos de comunicação que todos os negócios tinham para se comunicar com o cliente.
E, inclusive, muitas empresas ainda utilizam esse meio para enviar informações como uma compra realizada, ou uma fatura disponível.
Uma outra forma dos negócios utilizarem o SMS, é como um canal de comunicação como parte do marketing digital. Ou seja, enviando mensagens sobre promoções, lançamentos, anúncios e muito mais.
Isso também faz com que o recurso se torne ultrapassado.
Portanto, podemos concluir que o SMS é um recurso simples, rápido, prático e eficiente que ainda é bastante utilizado pelas pessoas em todo mundo.
Mas, para os negócios, existem também outras formas de fazer com que a empresa realize um melhor atendimento ao cliente e crie um melhor potencial competitivo.
Gostou do conteúdo? Confira se ainda faz sentido usar o FAX!!