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Diferenças entre VoIP empresarial e VoIP de consumidor

Por Equipe Fale Vono •

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A comunicação é uma parte fundamental do funcionamento de qualquer empresa e até mesmo entre pessoas. E a tecnologia de voz sobre IP (VoIP) tem se tornado cada vez mais popular como uma opção de comunicação.

No entanto, existem diferenças significativas entre o VoIP empresarial e o VoIP de consumidor. Apesar de ambos usarem a internet para transmitir chamadas de voz, existem outras diferenças importantes que todo mundo deve saber.

Afinal, não é apenas a nomenclatura que esses recursos oferecem de diferença.

Por isso, neste texto, vamos explorar as principais diferenças entre esses dois tipos de VoIP e ajudá-lo a entender mais sobre esse assunto!

Boa leitura!

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Foto – Reprodução: Freepik

DIFERENÇAS ENTRE VOIP EMPRESARIAL E DE CONSUMIDOR

o VoIP, ou voz sobre IP, é uma tecnologia que permite a transmissão de chamadas de voz através da internet, em vez de uma rede de telefonia tradicional.

Isso é possível graças ao uso de pacotes de dados para transmitir sinais de voz, em vez de sinais analógicos. Com o VoIP, as chamadas podem ser feitas através de computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos conectados à internet. Além disso, existem vários recursos avançados disponíveis com o VoIP, como conferências, gravações de chamadas, encaminhamento de chamadas, integração com outros sistemas de negócios e muito mais.

Então, como podemos perceber, essa é uma tecnologia que apresenta muitos benefícios e muitas funcionalidades que podem contribuir para alavancar a comunicação do seu negócio ou até mesmo deixar o seu uso pessoal mais simples e prático.

Como um exemplo dessa tecnologia, temos o Whatsapp, Skype e outros.

Portanto, agora vamos entender mais sobre as principais diferenças entre eles.

FUNCIONALIDADES

A primeira diferença entre o VoIP empresarial e o de consumidor é a quantidade de funcionalidades que cada um apresenta.

O VoIP empresarial é projetado para suportar as necessidades de comunicação de uma empresa, incluindo chamadas simultâneas, encaminhamento de chamadas, conferências, gravações de chamadas e integração com outros sistemas de negócios, como CRM, sistemas de gerenciamento de contato e outros.

Ele geralmente oferece mais opções de configuração e personalização, e é escalável para acompanhar o crescimento da empresa. Além disso, geralmente oferece suporte técnico dedicado para garantir que os problemas sejam resolvidos rapidamente.

Já o VoIP para consumidor é projetado para uso pessoal e, geralmente, oferece recursos básicos como chamadas de voz e mensagens de texto.

Ele é mais fácil de usar e configurar, mas oferece menos recursos avançados e é menos escalável.

Além disso, uma empresa precisa obter mais recursos para executar um gerenciamento do seu negócio de forma mais completa e otimizada.

E um consumidor não precisa de tantos recursos avançados visto que é para uso pessoal e não exige um gerenciamento completo. É, basicamente, para manter contato com pessoas de seu convívio.

PREÇOS

Em segundo lugar, temos como uma das principais diferenças os preços de cada um.

É claro que o preço de cada um dos serviços dependem de muitas variáveis, mas, ainda assim, é uma tecnologia que proporciona uma boa redução de custos seja empresarial ou para o consumidor.

Isso porque ela é apenas baseada do uso da internet. Então, seja empresarial ou não, você não terá custos com ligações nacionais ou até internacionais, além da fácil instalação.

Ou seja, você precisa apenas adquirir um dispositivo compatível e um pacote de internet para usufruir de todos os benefícios do VoIP.

Outro ponto importante nos preços é que o VoIP empresarial, geralmente, varia pelo número de números de telefone ou linhas que você deseja comprar, o número de funcionários da organização, o tipo de recursos incluídos no plano, etc. 

Contudo, as operadoras de telefonia voltada para o mercado de voz sobre IP (VoIP), autorizada pela Anatel, montam pacotes exclusivos de acordo com a sua demanda.

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Foto – Reprodução: Site BR DID

SEGURANÇA

A segurança é uma preocupação importante para ambos os tipos de VoIP, mas existem diferenças significativas entre eles.

Geralmente, o VoIP empresarial oferece níveis mais elevados de segurança, pois é projetado para atender às necessidades de comunicação de uma empresa. Ou seja, ele inclui recursos de segurança avançados, como criptografia de ponta a ponta, autenticação de usuário, detecção de intrusão e gerenciamento de incidentes.

Além disso, grande parte das empresas têm equipes de segurança dedicadas para garantir que as medidas de segurança estejam sempre atualizadas e funcionando corretamente. Até porque existe a necessidade de garantir a confidencialidade sobre os dados dos clientes.

Por outro lado, o VoIP para consumidor oferece menos recursos de segurança e, portanto, é menos seguro.

Isso porque ele não inclui criptografia de ponta a ponta ou autenticação de usuário, e as atualizações de segurança são, em geral, menos frequentes. Além disso, os consumidores não têm equipes de segurança dedicadas e podem não estar cientes de como proteger seus dispositivos e suas comunicações.

Por fim, a segurança é uma preocupação importante para ambos os tipos de VoIP, mas apresentam níveis diferentes.

Esses são os três principais pontos de diferença entre o VoIP para empresas e para consumidor. Contudo, vale ressaltar que essa tecnologia é excelente para quem busca economia, qualidade e eficiência.

Afinal de contas, apesar das diferenças, é uma tecnologia que vem ganhando espaço no mercado por ser uma solução que simplifica a comunicação, aproxima clientes de empresas, e ainda traz modernidade e flexibilidade.

Você também vai gostar de saber: É possível ter VoIP na residência?

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