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6 Tendências de experiência do cliente em 2023

Por Equipe Fale Vono •

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Sabemos que alguns fatores sociais foram essenciais para a mudança de comportamento do cliente. Como por exemplo, o isolamento social e a pandemia do COVID 19. Logo, os clientes não buscam mais apenas o preço baixo. Agora, buscam confiar nas marcas e, para isso, a experiência do cliente é um fator vital.

Assim, o atendimento ao cliente tornou-se um fator chave ao decorrer do tempo para a conversão de leads e fidelização de clientes.

Dessa forma, as empresas devem se empenhar em oferecer o melhor atendimento e obter sempre mais foco no cliente.

Mas, você sabe quais são as próximas tendências para o ano de 2023? E, como elas podem influenciar o seu negócio?

Pensando nisso, selecionamos as 6 principais tendências de experiência do cliente em 2023. Continue a leitura para saber mais!

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Foto – Reprodução: Pinterest

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: TENDÊNCIAS 2023

Se você deseja sucesso em sua empresa diante do mercado atual, lembre-se que é preciso focar ainda mais no cliente.

Como falamos anteriormente, o modo como as pessoas consomem e se comportam mudou e as empresas precisam se adaptar e se atualizar quanto a isso. Afinal, são os clientes que geram renda para a sua empresa, certo?

Então, não basta apenas ter clientes. É preciso saber alcança-los, bem como trata-los quando eles chegam no seu negócio. Seja de forma online ou presencial.

Dessa forma, trataremos agora um pouco mais sobre as 6 principais tendências de experiência do cliente para este ano de 2023.

O FATOR EMOCIONAL NO CENTRO DA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE

Para garantirmos a satisfação do cliente ao adquirir o nosso produto e/ou serviço, é preciso saber como esse cliente se sente.

Até porque, o seu produto e/ou prestação de serviço vem para ser uma solução de um problema no qual essa pessoa não está conseguindo resolver.

Logo, a empatia tem um papel fundamental no estabelecimento da conexão emocional com os clientes. Além disso, não é apenas a simpatia da sua equipe que irá garantir essa satisfação.

Portanto, compreender a dor, ter empatia e simpatia são fatores primordiais para que o seu cliente perceba que a sua marca realmente se importa com esse problema.

Isso é essencial para o sucesso da sua empresa, visto que traz mais confiança e credibilidade, além de facilitar a abordagem da sua equipe tendo em vista que agora eles terão uma abordagem mais adequada e assertiva.

IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

O serviço de atendimento ao cliente vem exercendo um papel essencial dentro de uma organização corporativa.

Nos últimos anos, a pandemia do COVID 19 ocasionou um significativo aumento na demanda por atendimentos não presenciais. Assim, a impossibilidade de fazer compras de forma presencial e a necessidade de agilizar ainda mais a entrega e o atendimento, tornou o serviço de atendimento ao cliente um fator essencial para a sobreviver à crise.

Vale lembrar que a experiência do cliente sempre foi essencial para o sucesso de uma empresa. Porém, a pandemia evidenciou ainda mais este fato, pois foi necessário garantir o máximo possível dessa satisfação, para que outros clientes pudessem ver e sentir confiança na marca.

CRESCENTE NÚMERO DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO

A terceira tendência de experiência do cliente é, sem dúvida, o surgimento de diversos canais de comunicação.

O crescente avanço da tecnologia e das mídias sociais não é uma novidade para ninguém, não é mesmo?

Com isso, sabemos que hoje existe uma extensa variedade em termos de canais de comunicação. Embora o telefone seja o principal deles, outros canais ganharam o mercado e o consumidor como as mídias sociais e as mensagens instantâneas, por exemplo.

Em virtude disso, os clientes passaram a desejar uma experiência ainda mais inovadora, rápida e eficaz. Nesse sentindo, as empresas precisaram acompanhar essa demanda e oferecer ainda mais opções de atendimento para que a experiência do cliente fosse conforme essa demanda.

Portanto, talvez essa seja a principal tendência de 2023.

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Foto – Reprodução: Pinterest

TECNOLOGIA COMO SUPORTE HUMANO

Em quarto lugar, temos a tecnologia como um suporte humano. Como falamos anteriormente, as novas tecnologias foram essenciais para o desenvolvimento da experiência do cliente fosse ainda mais assertiva, estratégica e rápida.

Ou seja, contribuiu para uma automatização e otimização de processos agregando valor a empresa e sua equipe. Em outras palavras, podemos dizer que a tecnologia tornou as pessoas a proporcionarem experiências mais ricas aos clientes.

Como exemplo, temos o uso de chatbots e PABX Virtual. Essas são tecnologias que podem ser pré programadas para oferecer um atendimento ao cliente solucionando problemas menos complexos como uma segunda via de fatura.

Ao mesmo tempo, a sua equipe agora focará em solucionar problemas mais complexos e solucionando outras demandas do seu negócio. Como benefício, temos maior produtividade da equipe e a satisfação do cliente.

Enfim, se o seu negócio ainda não aderiu a essa inteligências artificial, você pode estar perdendo tempo.

BEM ESTAR DA EQUIPE

Você sabia que para proporcionar uma boa experiência para o cliente, também é preciso oferecer boas condições de trabalho?

Uma equipe que trabalha com atendimento ao cliente, como telemarketing, por exemplo, possuem uma rotina cansativa e que exige muita responsabilidade.

Por essa razão, é essencial que a sua empresa também busque uma qualidade melhor de trabalho para que a sua equipe fique mais satisfeita melhorando a performance.

Como consequência, também proporcionarão uma melhor experiência ao cliente mostrando que a sua marca se importa tanto com o cliente quanto com a sua própria equipe.

E até disponibilizar tecnologias que contribuem com a otimização de processos e maior acesso a todos é fundamental para auxiliar na análise e tomada de decisão dos seus colaboradores.

ADOÇÃO DA NUVEM

Por último, e não menos importante, temos cada vez mais a adoção na nuvem. Essa é uma tecnologia bem favorável, pois proporciona muitos benefícios como flexibilidade, segurança e rentabilidade.

Com a modalidade de home office ainda em alta, a necessidade de compartilhar dados para diversas localizações foi um grande desafio para as empresas.

Entretanto, com a adoção da nuvem, esse processo ficou mais fácil, seguro e prático. Dessa forma, ficou mais fácil para toda a equipe acessar as informações ao mesmo tempo e garantir um atendimento ao cliente com a mesma qualidade.

Enfim, agora você já aprendeu um pouco mais sobre as 6 principais tendências de experiência ao cliente, chegou a hora de preparar o seu negócio e investir.

Ainda que todas elas possam ser alteradas com o decorrer do tempo, existem dois aspectos que nunca mudarão desse contexto: a importância de ouvir as necessidades, desejos e frustações do cliente, e a obrigação da criação de experiências focadas no cliente.

Portanto, agora é a hora para você aproveitar todas essas tendências e proporcionar ao seu cliente a melhor experiência na sua marca.

Você também vai gostar de saber: Como exercer a empatia no telemarketing?

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