homem fazendo ligação com um número fixo virtual
homem fazendo ligação com um número fixo virtual

Número virtual x Número fixo convencional

Por Equipe Fale Vono •

hs

Em um mundo cada vez mais instantâneo, a melhoria no atendimento é uma das melhores estratégias que as empresas podem utilizar para melhorar sua conexão com o cliente. E, entre as principais e crescentes opções do mercado, a utilização do número fixo virtual tem se mostrado uma excelente opção. Mas, você sabe por quê?

A verdade é que há muitas diferenças entre a telefonia virtual e convencional que devem ser analisadas na escolha. Por essa razão, separamos aqui quais sejam as principais características sobre cada uma das ferramentas para que você se convença daquilo que trará mais vantagens ao seu negócio.

Para saber tudo sobre o assunto, continue com a gente até o final desta leitura!

Número fixo virtual

Como quase tudo atualmente depende da internet para funcionar, a telefonia não poderia ficar de fora. Assim, um número fixo virtual nada mais é do que a tecnologia que entrega esse serviço de telefonia. Porém, com mais qualidade e facilidade por estar ancorada na internet.

Isso é possível a partir do crescimento da utilização de tecnologia VoIP, que integra todos os tipos de dispositivos com a tecnologia e faz com que trabalhem em conjunto. Para que isso aconteça, a empresa pode solicitar um número fixo virtual a partir de uma operadora que ofereça esse tipo de serviço, como a Fale Vono.

Esse número funcionará sem a necessidade de todos aqueles aparatos físicos da telefonia convencional, bastando apenas o uso de um dispositivo com acesso à internet. Essa conexão com a internet anda tem a possibilidade de ser através de uma conexão dedicada. Ou mesmo a partir de serviços como banda larga e rede móvel.

Principais vantagens

Uma das principais vantagens da utilização de número fixo virtual tem a ver com a mobilidade que essa tecnologia oferece. Afinal, conforme já adiantamos, o acesso pode ser feito a partir de diferentes tipos de dispositivos, bastando apenas que estes tenham conexão com a internet. Assim, podem ser ferramentas desse tipo de telefonia os telefones IPs, APP para celulares, acessos via navegadores ou via softphone. Ou seja, são muitas as possibilidades.

Além disso, a utilização desse tipo de tecnologia dispensa a aplicação de uma estrutura física cheia de cabos e fios que tornam a instalação mais complexa, Essa, inclusive, é uma etapa de grande economia para os empreendimentos, já que toda a estrutura é feita de maneira virtual. Com isso, tem-se também uma melhora na qualidade de atendimento e possibilidade de expansão conforme o ritmo de crescimento institucional.

A mobilidade, conforme já mencionamos, também permite melhores ações de trabalho remoto. Além disso, isso faz como que se possa ter números do país inteiro na localidade que se deseja, o que expande ainda mais as possibilidades de atendimento. Isso se potencializa ainda mais à medida que permite que se tenha quantos números quanto se queira.

Telefona virtual x convencional

São várias as diferenças entre os dois tipos de telefonia. E a maioria dessas diferenças já estão descritas entre os benefícios, já que muitas dessas vantagens são exclusividades da telefonia virtual. Contudo, é interessante apontar alguns medidores cruciais que podem ajudar na tomada de decisão.

Em primeira instância, já tem-se que o telefone fixo convencional tem engessada essa característica de estaticidade. Ou seja, o equipamento só pode ser operado no local onde sua instalação ocorreu. Dessa forma, afasta-se a possibilidade de se ver livre da prisão geográfica enquanto ainda se pode utilizar dos equipamentos de telefonia.

Além disso, o estabelecimento da telefonia convencional conta, necessariamente, com uma estrutura física de equipamentos que podem custar preços bem mais altos. Enquanto isso, no mundo virtual essa instalação acontece na nuvem, que é o promove a liberdade desses equipamentos.

Ainda nesse âmbito da estrutura, a telefonia convencional pede uma nova aplicação a cada vez que se pretenda uma alteração de ambiente ou mesmo de volume de atendimentos. Enquanto isso, o telefone fixo virtual permite uma escalabilidade que acompanha o crescimento da empresa. Tudo isso sem quebra, quebra ou equipamentos novos a cada atualização.

Por fim, embora ainda hajam muitos pontos de diferença, os custos de cada uma dessas aplicações é bastante diferente. Isso porque, além dos custos de instalação, os preços que se aplicam à utilização também são bem diferentes. Afinal, com o uso do telefone fixo virtual o preço das chamadas diminui consideravelmente, não se cobrando pela distância ou tempo de chamada.

Por fim, qual é o melhor?

Embora todas as vantagens apontam para o telefone fixo virtual como melhor opção de negócio, a verdade é que se trata de uma decisão particular. Contudo, é claro o quanto a inovação tecnológica se torna mais fundamental a cada dia que se passa e o quanto a adoção desses sistemas facilitam a vida e o andamento dos negócios. Assim, a melhor maneira de tomar a decisão é tomando nota das vantagens, pesando o que seria melhor para os negócios e experimentando o mundo infinito da tecnologia.

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Fale Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro