BLOG

Ramal

Telefone Ramal: o que é e quais suas diferenças

Telefone Ramal: o que é e quais suas diferenças

Telefone Ramal: o que é e quais suas diferenças

Quando se trata de telefonia, há vários serviços disponíveis que podem potencializar o atendimento. Contudo, poucos deles são tão conhecidos como o ramal.

Contudo, o que se conhece mesmo é o termo. Pois, embora se fale muito no assunto, nem todo mundo entende o funcionamento e a importância dessa ferramenta. Então, para que não que reste dúvidas sobre o assunto, reunimos aqui as principais e melhores informações sobre o assunto.

Então, para saber tudo sobre o ramal e suas especificidades, basta continuar com a gente até o fim desta leitura!

Ramal X Extensões

A verdade é que muita gente faz confusão entre os conceitos de ramal e extensão. E, embora tenham uma certa similaridade, os dois executam papéis diferentes na telefonia. Enquanto a extensão é apenas uma multiplicação dos pontos de telefonia de determinado ambiente, o ramal vai além.

Ao optar pela instalação de extensões, os aparelhos podem ser espalhados em determinado local, valendo-se da mesma linha telefônica. Nesse caso, além de ser impossível utilizar a linha enquanto um ponto está em utilização, também é possível ouvir a conversa de um ponto através de outro ponto da extensão.

Por sua vez, o ramal não apresenta essa desvantagem. Assim, embora a linha telefônica também se ocupe com apenas uma ligação, essas chamadas são restritas ao ramal ao qual foram direcionadas. Nesse sentido, tem-se mais uma vantagem do ramal, que é o redirecionamento da ligação para pontos específicos do ambiente que possuam um aparelho que esteja em interligação com a base.

Telefone Ramal
Imagem: Canva

Telefone Ramal e suas características

Ao se considerar alguns detalhes que já citamos acima, restam ainda outras questões que são peculiares aos ramais. Quando se trata da possibilidade de se transferir ligações, por exemplo, essa ação precisa cumprir alguns requisitos. Assim, essa ferramenta permite que se transfira ligações para ramais que se posicionem a até 50 metros de distância em ambientes fechados. Mas, para ambientes abertos esse raio de alcance aumenta para 300 metros.

Dentre as vantagens da utilização desse tipo de serviço está a praticidade de instalação. Isso porque não se trata de grandes alterações estruturais, mas de adaptações geralmente simples e rápidas.

Além disso, esses telefones possuem funções bastante semelhantes com a base. Afinal, eles contam com serviços como agenda eletrônica, registro de chamadas e outras ferramentas de que a base dispõe. Assim, ganha-se em agilidade, otimização de tempo e organização diária.

Por fim, o ramal possui em seu rol de características excelentes a possibilidade de realizar conferências. Ou seja, em uma mesma ligação pode-se incluir até 3 pessoas em conferência.

Como funciona um telefone ramal

Embora seja uma ferramenta comum, muita gente ainda tem dúvida sobre a sua utilização e funcionamento. Contudo, trata-se de uma métrica simples, conforme já adiantamos, que permite que ligações sejam atendidas de pontos diferentes de um ambiente, ou que se transfira essas ligações para os ramais.

Como estão interligados, quando um toca, todos tocam. Assim, quem atender primeiro encerra o toque. mas também é possível utilizar programações que façam com que apenas a base toque. Mas, caso seja essa a preferência, é preciso que se escolha o modelo ideal de aparelho que permita essa função.

O normal dos ramais é que se ocupem apenas com uma ligação. Ou seja, a depender do aparelho, uma única ligação externa comprometerá o restante da comunicação. Contudo, há aparelhos que permitem que ligações internas se realizam mesmo quando um dos ramais está em ligação externa. Agora, para a realização de ligações externas concomitantes, é preciso que se adote a utilização de duas linhas telefônicas.

Vantagens da utilização de ramais

A boa notícia é que, além de facilitar o andamento interno dos empreendimentos, utilizar ramal como ferramenta também estende os benefícios aos usuários do seu serviço. Afinal, faz-se mais um canal de comunicação, vendas e relacionamento.

Uma das primeiras vantagens dessa ferramenta é o quanto ela traz de celeridade para o atendimento. Especialmente quando utilizados por meio de VoIP, o ganho é enorme. Além da celeridade, ganha-se também em economia. Isso porque a maioria das operadoras não cobram pelas ligações internas, o que é um grande benefício.

A partir da utilização de ramais é possível que se estabeleça uma comunicação mais eficientes entre os colaboradores de determinado empreendimento. Isso garante que as informações sejam mais rápidas e efetivas. Da mesma forma, as decisões se tornam ainda mais assertivas.

Como você pode perceber, o ramal é um instrumento de ajuda, especialmente para os estabelecimentos e ambientes de colaboração. Então, vale a pena trazer a tecnologia para o seu negócio e aproveitar todos os benefícios que ela traz.

Você também vai gostar de saber: Portabilidade: O guia completo

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

Precisa de Ajuda?