BLOG

protocolo SIP

Protocolo SIP: O que é?

Protocolo SIP: O que é?

Protocolo SIP: O que é?

Se você acompanha as tecnologias no mundo da comunicação, provavelmente você já ouviu falar ou conhece sobre VoIP e seus benefícios.

Sobretudo, para os negócios, esse é um novo recurso que vem ganhando o mercado e impulsionando empresas pelo mundo.

Mas, assim como toda tecnologia, existe algumas informações por trás do VoIP. E uma delas é o protocolo SIP.

Logo, se você quer saber como funciona ou quer tornar a sua empresa mais digital, então esse artigo é para você! Continue a leitura!

O QUE É PROTOCOLO SIP?

Primeiramente, precisamos conhecer um pouco mais do significado do protocolo SIP.

A sigla SIP é a abreviatura de Session Initiation Protocol que pode ser traduzida como um “Protocolo de iniciação de Sessão”.

Em outras palavras, é um protocolo para sinalização de sessões multimídia largamente utilizado nas telecomunicações atualmente. Assim, a sua principal função é estabelecer, modificar e terminar sessões. Porém, como funciona essas sessões?

Em síntese, podemos definir sessão como uma possível chamada telefônica e/ou de vídeos entre duas pessoas ou até mesmo uma conferência multimídia.  

Ainda assim, ele também é um protocolo de sinal que serve para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP em que um exemplo típico seria o VoIP, que citamos anteriormente. 

Além disso, o protocolo SIP ainda usa o modelo “requisição-resposta” para iniciar sessões de comunicação interativa entre seus usuários. 

Ou seja, todas as requisições geradas pelos clientes são enviadas ao servidor. A partir disso, o servidor processa as requisições e, desse modo, envia as respostas aos clientes. 

Em conclusão, a função principal do protocolo SIP é permitir a comunicação entre usuários através de uma rede VoIP. 

protocolo SIP
Imagem: Pinterest

PARA QUE SERVE?

Existem várias formas de usar o protocolo SIP. No entanto, para que seja possível, é crucial que o usuário tenha uma boa conexão com a internet.

Contudo, esse protocolo oferece algumas ferramentas para os usuários, como:

  • Recursos de compartilhamento de dados e mídias;
  • Chat;
  • Linkagem com várias páginas da web com áudio, vídeo e texto;
  • Integração com sessões administrativas.

E, obviamente, tudo isso com boa velocidade. Afinal, a principal forma de ser usada é para facilitar a comunicação por vídeo ou áudio em diversos tipos de mídia e para qualquer tipo de aplicativo.

Enfim, após conhecer um pouco sobre o que é e para que serve o protocolo SIP está na hora de sabermos: quais benefícios ele pode trazer para o seu negócio?

Ficou curioso? Então, siga com a gente!

VANTAGENS DO PROTOCOLO SIP

Com certeza, você já observou alguns benefícios do protocolo SIP no decorrer do texto. Mas, ainda não acabou!

Por isso, vamos falar 4 vantagens de você adaptar a sua empresa ao digital. Vamos lá?

MOBILIDADE

O primeiro benefício que vamos citar aqui é a mobilidade.

Certamente, os seus funcionários trabalharão muito melhor tendo o protocolo SIP e a tecnologia VoIP. Isso porque a facilidade da conexão com a internet e um simples dispositivo faz com que todos possam acessa-las de qualquer lugar e a qualquer hora.

Logo, todos poderão cumprir suas demandas de forma mais ágil e eficiente.

FLEXIBILIDADE

Já o segundo benefício é a flexibilidade. O usuário pode realizar chamadas telefônicas, conferências em vídeos, e muito mais.

Para mais, ainda pode indicar sua localização e personaliza-las. Como por exemplo: se disponibilizando para atender chamadas de outras cidades.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Outro benefício queridinho das empresas é, sem dúvida, a redução de custos que esse recurso pode promover.

São diversos fatores que favorecer essa redução de custos como a fácil instalação, os valores nas ligações mais em conta e a diversidade de dispositivos que podem ser utilizadas.

Ainda assim, o principal fator que reduz os custos é que as ligações são mais baratas e você tem menos burocracias para aderir aos planos.

VELOCIDADE

E por último, mas não menos importante, a velocidade nos seus processos. Utilizando o protocolo SIP e a tecnologia VoIP, você consegue excluir participantes, fazer troca de chamadas entre os usuários e até mudar a conexão de forma instantânea.

Isto é, as trocas de informações serão feitas de forma mais rápida garantindo mais produtividade da sua equipe e melhor gestão dos processos. Como resultado, você irá melhorar o seu atendimento ao cliente.

Portanto, podemos dizer que o protocolo SIP possui muitos benefícios tanto para a empresa quanto para quem usa o seu serviço.

Sendo assim, torna-se um excelente método para promover a sua empresa no mercado fazendo com que a satisfação dos seus clientes aumente cada vez mais.

Com pouco, você pode levar a sua empresa longe!

Conte com a Vono para ter o melhor serviço de telefonia do país! Aqui, você encontra soluções completas e eficientes para todo o tipo de necessidades.

Faça seu cadastro e tenha sua linha VOIP agora mesmo!

 

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

Precisa de Ajuda?