BLOG

Provedor

Provedor: Como ele pode influenciar a qualidade da sua internet

Provedor: Como ele pode influenciar a qualidade da sua internet

Provedor: Como ele pode influenciar a qualidade da sua internet

Uma das principais ferramentas de quem se trabalha com o que quer que seja, é a internet. Aliás, além do trabalho, a internet é tem se tornado uma ferramenta para muitas outras coisas. Assim, faz-se necessário entender como deixar esse mundo cada vez mais funcional. E, acredite, o provedor que você utiliza faz toda a diferença.

A verdade é que perder o sinal de internet em algum momento do dia, ou não ter as respostas que se espera e precisa dela é frustrante. Isso sem mencionar as perdas que uma rede ruim traz para quem precisa ou depende dela.

Por essa razão, é importante que você entenda o valor de uma boa conexão, e como um provedor interfere nesse conceito.

O que é um provedor?

Um provedor de internet, na prática, é uma empresa de serviços de internet. Ou seja, é ela quem intermedia a chegada do sinal até seus dispositivos e recebe por cumprir essa tarefa.

Embora pareça uma relação bastante simples, ela envolve outras questões que também são muito importantes. Por exemplo, além de intermediar o serviço de conexão, os provedores também cuidam para os acessos sejam cada vez mais seguros. Nesse sentido, quando se trata de empresas e instituições, esses serviços vão além. Afinal, negócios precisam de proteções ainda muito maiores do que a navegação corriqueira.

Assim, com base na necessidade que os provedores representam, é preciso saber como fazer a escolha certa. Afinal, com a evolução da internet e do serviço, os números deles se multiplicam dia após dia.

Provedor
Imagem: Canva

Como o provedor influencia na internet

A verdade é o que o provedor influencia diretamente na qualidade da sua internet. Então, é preciso que se considere alguns pontos antes da contratação, a fim de que se decida pelo efetivamente melhor. Então, vale a pena considerar os requisitos a seguir.

Cobertura

Um dos fatores do provedor que influencia diretamente na qualidade da internet é a cobertura. Inclusive, isso pode ser analisado ao se verificar a que distância o provedor está da sua região. Quanto mais longe geograficamente, menores serão as chances de que a sua região seja coberta.

Estar significativamente distante do provedor em questões geográficas pode representar queda na velocidade, alterações de sinais e instabilidade. Assim, a depender do objetivo de uso da internet, isso pode significar grandes perdas.

Qualidade

A qualidade da internet também está diretamente ligada ao provedor escolhido. A grande questão é que essa informação pode passar desapercebida para quem está atento somente ao pacote de dados. Nesse sentido, é importante que se saiba que um pacote de dados abrangente nem sempre garante qualidade e velocidade. Isso porque, um pacote de 100mb com alto índice de latência não vale de muita coisa.

Essa latência está ligada aos “lags” que a internet promove durante a utilização. Quanto mais latência a rede tiver, mais haverá demora na comunicação entre o clique e a resposta da internet. E, mais uma vez, convenhamos, a depender do tipo de atividade que se exerce na internet, isso pode estragar tudo.

Oferta de suporte

O tipo de suporte oferecido pelo provedor também é um grande indicador de sua qualidade. A propósito, aqui não estamos tratado do suporte que ele promete, mas, do que ele efetivamente dá.

A depender da qualidade e velocidade da internet que efetivamente chega aos seus dispositivos, você raramente precisará do suporte. Contudo, há acontecimentos em que a orientação é necessária. E, é nesses momentos que você verá como o seu provedor realmente se importa (ou não) com o serviço que você recebe.

Então, vale a pena pesquisar sobre a questão e considerar esse ponto na hora da escolha. O ideal é que o provedor ofereça a mesma atenção que você recebeu na oferta de compra, se lembra? Pois, é na eventualidade que se confirma o comprometimento do serviço.

Como escolher um bom provedor

Dito isso, já está claro que os provedores influenciam, e muito, na qualidade da internet. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa e escolhas responsáveis.

No momento da avaliação, recorre a sites de pesquisas e redes sociais. Afinal, é sempre bom saber o que está se falando sobre determinado provedor. Em seguida, é importante verificar se os serviços oferecidos atendem a sua real necessidade.

Além disso, veja se a entrega realmente confere com a oferta de velocidade, e confira o grau de latência que costuma aparecer na conexão. Por fim, busque referências sobre o suporte e garanta que terá o que contratou.

Você também vai gostar de saber: Como um 0800 pode aumentar as vendas da sua empresa

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

Precisa de Ajuda?