pessoa recebendo atendimento pelo chatbot
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Chatbots: preciso dessa tecnologia?

Por Equipe Fale Vono 

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Você já precisou entrar em contato com alguma empresa e uma das alternativas era por chat no site? Se sim, certamente você já teve contato com uma tecnologia que vem ganhando espaço: o chatbot.

Sabemos que para uma empresa ter sucesso é preciso investir em muitos processos e fatores, mas o atendimento ao cliente é, sobretudo, vital. Afinal, é o cliente que consome o seu produto e/ou serviço, não é mesmo?

Por isso, muitas empresas também estão investindo em ferramentas tecnológicas para otimizar ao cliente.

E hoje, vamos saber um pouco mais sobre o que é o chatbot e como esse recurso pode ajudar o seu negócio!

Continue a leitura!

O que é chatbot?

Chatbot é um software que utiliza de inteligência artificial e que pode ser utilizado em aplicativos de mensagens, chats, redes sociais e até sites.

Na prática, o chatbot simula um atendente em tempo real que consegue interagir com as pessoas por meio de mensagens de texto automáticas. Dessa forma, conseguem entender a mensagem devido ao uso de palavras chave pré programadas, ou até mesmo por meio de respostas também pré programadas.

Vamos com um exemplo?

Sabe quando você entra em um site de um e-commerce e logo aparece uma janelinha pop-up no canto da tela convidando para um chat e responder dúvidas?

Geralmente, as respostas já estão programadas, o que se caracteriza como chatbot.

imagem representando uma conversa entre cliente e chatbot
Foto – Reprodução: Freepik

Quais as vantagens para a sua empresa?

Agora que você já compreendeu mais sobre o que é um chatbot, vamos saber mais suas vantagens e como esse recurso pode ajudar (e muito) o seu negócio.

A primeira vantagem que podemos citar é a otimização de tempo de atendimento. Muitas vezes, a sua equipe gasta muito tempo em apenas um atendimento e nem sempre consegue resolver o problema, não é?

Tendo um chatbot, os seus clientes podem ser atendidos com mais agilidade, obter respostas de dúvidas simples e mais comuns, e isso tudo 24 horas por dia.

Em segundo lugar, essa ferramenta contribui na redução de custos no setor de atendimento, visto que conseguem atender centenas de pessoas ao mesmo tempo.

Juntamente com isso, o chatbot ainda ajuda a padronizar o atendimento, com frases e expressões que podem ser pré programadas, respeitando uma linha de atendimento da empresa e ainda garantindo a satisfação do cliente com um atendimento personalizado.

Por fim, você também pode usar o chatbot para ajudar nas compras online. Tendo um chatbot como atendimento virtual sugerindo ofertas, descontos e até dando sugestões aos clientes.

Viu como essa tecnologia é cheia de benefícios tanto para sua empresa quanto para seus clientes?

Você oferece um atendimento mais personalizado e humanizado, aumenta a produtividade da sua equipe e ainda deixa muitos clientes satisfeitos com o seu negócio!

conceito de chatbot
Foto – Reprodução: Freepik

Minha empresa está pronta para investir em chatbot?

Certamente, agora você deve estar querendo aproveitar de todos esses benefícios e melhorar ainda mais o relacionamento da sua empresa com o seu cliente, certo?

Antes de saber como investir em chatbot, é preciso frisar que mesmo os chatbots ganhando bastante espaço no mercado, eles não substituem a sua equipe.

Portanto, você também deve investir em treinamentos para sua equipe e script de vendas, por exemplo, para que a sua equipe também ofereça um excelente atendimento ao cliente.

Posto isso, para você investir em chatbot para sua empresa, é preciso pensar o objetivo que esse recurso terá para o seu negócio.

Ou seja, qual será a finalidade para que você faça a programação da forma correta.

Você pode usar o chatbot, por exemplo:

  • Em pesquisas para a empresa;
  • Atendimento ao cliente para redes sociais ou sites;
  • Campanhas de vendas;
  • Agendamento de consultas e exames.

 

Enfim, o objetivo dependerá do segmento do seu negócio e do que você busca de informações.

Após definir o objetivo, é preciso saber quais serão os canais em que os chatbots atuarão. E, por último, entender mais sobre a instalação desse sistema para integrar com outros softwares da empresa.

Portanto, como vimos, o chatbot é um recurso que contribui muito para um melhor atendimento possibilitando que a sua equipe foque mais em resolver demandas mais importantes.

Por outro lado, o atendimento telefônico ainda permanece essencial para resolução de situações mais complexas. Com isso, o seu sistema de telefonia também precisa ser otimizado e moderno.

Nesse sentido, a tecnologia VoIP é a solução certa. Além de proporcionar redução de custos, essa tecnologia também oferece várias vantagens.

Afinal, você não conhece a tecnologia VoIP?

Saiba mais sobre o assunto em nosso blog ou conversando com os nossos especialistas!

Não perca a chance de deslanchar as suas vendas e aumentar a satisfação de seus clientes apenas com um excelente atendimento!

 

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