Uma das grandes realidades do mundo pós pandêmico é o crescimento da adoção da estratégia de serviço home office. Isso porque, o que era uma necessidade de um momento crítico virou uma boa opção de economia de tempo e recurso, além do aumento da produtividade em alguns casos.
Mas, é sempre importante lembrar que, mesmo a rotina de trabalho em casa, precisa de uma boa estrutura funcional e isso inclui a disponibilidade de uma boa tecnologia para a execução dos serviços. Quando se trata de atendimento, então, a adoção da telefonia VoIP é indispensável. E, é totalmente possível aproveitá-la no home office.
A fim de saber como é possível aproveitar todas as possibilidades dessa tecnologia em casa? Então, fique por aqui e descubra quais são as principais vantagens dessa aplicação.
Maior controle do trabalho
Um dos maiores medos dos empregadores na adoção do home office é sobre o aproveitamento do tempo. Para alguns, é difícil acompanhar a produtividade dos colaboradores quando eles está longe.
Contudo, a utilização da tecnologia VoIP no trabalho remoto traz a possibilidade de controle como um grande benefício. A partir desse tipo de tecnologia é possível monitorar e controlar melhor as comunicações. Tudo isso feito de longe e através de um painel de administração super fácil de operar.
Aumenta a produtividade
A utilização de tecnologia VoIP também tem o potencial de aumentar a produtividade da operação. Isso porque, através dela é possível que se realize chamadas em tempo real, além de outras ferramentas como gravações e fornecimento de dados de maneira eficaz.
Todas essas funções são capazes de proporcionar uma melhor base de trabalho para a equipe. Além disso, o conjunto de possibilidades ainda acelera os processos, o que faz com que os atendimentos ganhem em celeridade. Como consequência, aumenta-se também a confiança do cliente e estreita a sua relação com a empresa em questão.
Reduz custos
A economia também é um fator importante quando se fala de trabalho em home office. Não apenas porque há uma redução de tempo de deslocamento, uso de transportes, alimentação fora de casa e até a exploração de um ambiente operacional físico. Mas, esse tipo de trabalho também propicia a redução de custos que a própria tecnologia VoIP proporciona.
Como é sempre bom frisar, o investimento em tecnologia elimina muito do investimento em estrutura que se tornam arcaicas cada vez mais rapidamente. Além disso, a adoção de VoIP reduz o próprio custo de operação, sendo capaz de abrandar tarifas mensais de serviços a partir das possibilidades tecnológicas. Tudo isso acontece sem que se perca em qualidade de atendimento. Ao contrário, trata-se de um significativo ganho para a operação.
Aumenta a qualidade
Um dos grandes medos da experiência do home office, especialmente quando se fala de atendimento, é a perda de qualidade na comunicação. Contudo, essa é um grande mito quando o assunto é tecnologia VoIP. Afinal, o que acontece após a implantação desse tipo de sistema é exatamente o contrário.
Obviamente, a qualidade desse tipo de serviço é dependente de alguns fatores. Mas, ao se escolher bem os equipamentos e fazer uso de uma boa operadora, acredite, não tem erro. Isso porque esse tipo de tecnologia tem se mostrado completamente capaz de suprir as necessidades da comunicação com total qualidade das chamadas. Além disso, claro, trata-se de um rol de possibilidades e aplicações que se reúnem é um só lugar. Então, dá para aproveitar todas as funcionalidades sem grandes investimentos em equipamentos.
Integra os sistemas
Aqui está mais uma vantagem da tecnologia VoIP: ela integra diversos sistemas e facilita todo o trabalho. É comum que se utilize mais de um sistema no trabalho da comunicação. E, a boa notícia é que isso não se perde no home office. Ao contrário, é possível que se potencialize quando se faz tudo da melhor maneira. Utilizando VoIP, mais uma vez se vê a centralização das informações a partir da integração de sistemas.
A partir dessa funcionalidade muitas tarefas se simplificam. Pois, ao receber uma ligação, por exemplo, um boa atuação já é capaz de identificar históricos e dados daquela demanda. Dessa forma é possível adiantar as soluções e melhorar ainda mais os resultados, já que os colaboradores têm tudo o que precisa, e os clientes tem a resolução de suas questões.
A verdade é que ganha-se muito com a adoção da tecnologia VoIP, seja em um ambiente corporativo ou no home office. Afinal, uma dos grandes diferenciais desse tipo de recurso é sua mobilidade, não é mesmo? Logo, vale a pena investir e caminhar pela evolução que a tecnologia permite aos negócios.