imagem de um telefone IP na mesa de escritório

Telefone IP: O que é e características

Por Equipe Fale Vono •

h

Com a migração dos atendimentos para os ambientes além do físico, a adoção de telefone IP como estratégia de comunicação é uma excelente ideia, especialmente para os negócios. Isso porque, essa estratégia é capaz de melhor níveis de satisfação dos clientes, dar expansão aos negócios e reduzir custos.

Além de potencializar os atendimentos, esse tipo de ferramenta pode ser a solução de muitos problemas que aparecem nos negócios. Afinal, nada faz mais sentido atualmente quanto a personalização dos atendimentos e disposição para melhorias.

se quiser saber tudo sobre o assunto, basta continuar com a gente até o final desta leitura!

O que é telefone IP?

Embora pareça algo complexo, o telefone IP é tão simples quanto um telefone convencional. Ou seja, trata-se de um aparelho similar ao analógico, mas, integrado a um conversor.

Além dessa, claro há outras características que o diferem dos demais aparelhos. Afinal, mais do que transmitir a voz, esse tipo de serviço pretende muitos outros objetivos. obviamente, a depender de cada objetivo, pede-se um aparelho diferenciado e mais moderno ainda.

No caso do telefone IP, além de todas as funcionalidades que já se espera de um telefone, ele está ligado a uma rede de internet. Apenas com esse up já é possível que se acesse serviços e vantagens importantíssimos para todos os tipos de negócios.

Um dos grandes diferenciais da ferramenta, por exemplo, é a possibilidade de utilização de chamadas de vídeos. Afinal, o dispositivo usa todas as possibilidades da internet. Inclusive, enquanto se faz chamadas desse tipo não se ocupa a rede telefônica analógica, já que tudo e feito através da internet.

Principais características

Embora seu próprio conceito também já diga muito sobre suas características, alguns pontos específicos ainda diferem esse tipo de aparelho de outros. Como exemplo disso, tem-se a sua instalação que é tão simples quanto a sua utilização.

Outro ponto que pode intrigar bastante é com relação a qualidade do áudio. Contudo, essa é uma questão que dispensa preocupações. Isso porque a tecnologia já permite que os dados de voz sejam transmitidos em HD. Isso garante que a comunicação seja, sim, limpa e eficaz.

Por utilizar a internet, pode-se pensar que o telefone IP ocupe a internet. Contudo, a verdade é que você poderá utilizar normalmente a internet do seu computador, sem que haja qualquer interferência.

Esse é um tipo de tecnologia que permite redução de custos. Mas, para que isso seja real, você precisa se atentar à escolha do aparelho. Afinal, ele interfere nessa relação entre o custo e o benefício. Dessa forma, na hora da escolha, o importante é pesquisar bastante. Nesse sentido você terá um aparelho moderno, que oferece tudo o que você precisa, e por um bom preço.

mulher pesquisando em computador sobre telefone IP
Foto – Reprodução: Canva

Benefícios do telefone IP

A verdade é que esta é uma alternativa bastante eficiente para departamentos em geral. Dentre as principais vantagens está, por exemplo, o fato de melhorar a comunicação interna. Por causa da facilidade de utilização e do baixo custo, essa ferramenta permite que a comunicação seja mais frequente e detalhista, o que pode melhorar o serviço.

E, se o departamento em questão precisa de mais funções do apenas ligar e receber chamadas, o telefone IP também traz soluções específicas. Nesse sentido, traz também mais celeridade para o atendimento e mais possibilidades de exploração dos recursos que a tecnologia oferece.

Além disso, esse tipo de telefonia traz opção como a utilização em nuvem. Para empresas maiores e mais segmentadas, por exemplo, o telefone IP com utilização em nuvem é uma grande sacada. Afinal, ele permite integrar os setores e filiais de maneira eficiente e econômica.

A melhoria do sistema de telefonia de determinado ambiente também impacta positivamente no serviço de atendimento ao cliente. Essa é uma ferramenta comumente usada para comunicação entre negócios e clientes e, como já bem se pode provar, o cuidado que se dispensa ao cliente faz toda a diferença. Nesse sentido, a adoção de boas ferramentas potencializa o relacionamento com o cliente, que constrói uma experiência positiva e traz fidelização.

Por fim, esse tipo de serviço não costuma exigir tempo de fidelidade, o que também é um ponto a mais para os empreendimentos. Afinal, isso diminui os custos por possíveis cancelamentos e livra os negócios de estarem presos a serviços que não estejam sendo em prestados.

Agora que você já sabe como a telefonia IP funciona e pode impactar no seu negócio, é hora de tomar decisões inteligentes. Então, mãos à obra!

Você também vai gostar de saber: Telefone Ramal: o que é e quais suas diferenças

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Fale Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro