O sistema de portaria virtual é cada vez mais usado por condomínios que querem unir segurança, eficiência e redução de gastos. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), mostra que mais de 14 mil condomínios no país implantaram portarias remotas em 2024. E em 2025, a previsão é de crescimento de 25%.
Os administradores estão em busca de soluções mais eficientes para reduzir custos operacionais. Para se ter uma ideia, essa tecnologia oferece economia de até 60% na taxa dos condomínios, se comparada aos modelos tradicionais.
O que é portaria virtual
As portarias remotas, também chamadas de virtuais ou digitais, substituem os porteiros presenciais por profissionais que trabalham remotamente. Tal monitoramento acontece através de câmeras, interfones e controles de acesso integrados. Além disso, os moradores podem liberar visitantes por meio de aplicativos do sistema de segurança.
As centrais de monitoramento atende os condomínios remotamente 24 horas por dia, sem interrupções, pois é um processo mais ágil que o físico. Pela praticidade e automação dos processos, os custos que além de serem reduzidos, também podem ser rateados entre as várias unidades habitacionais.
Benefícios da portaria virtual para os condomínios
O primeiro benefício desse sistema é a redução significativa nos gastos mensais. Além do mais, o monitoramento virtual é mais rigoroso por ser ininterrupto, garantindo a supervisão e registro contínuo dos acessos. E sobretudo, as gravações ficam armazenadas em nuvem para consultas posteriores, o que facilita a comunicação com autoridades sobre possíveis eventos criminosos além da detecção de riscos.
A portaria virtual se tornou uma solução essencial para condomínios que buscam modernizar sua gestão e melhorar a segurança. Em outras palavras, o investimento inicial se paga rapidamente através da economia mensal.
Ao eliminar a necessidade da contratação de porteiros presenciais em tempo integral, os gastos com pessoal são consideravelmente reduzidos. E também não há necessidade de investir em estrutura física para acomodar equipes em cada condomínio.
Vantagens tecnológicas que agilizam e modernizam a gestão condominial
O registro digital dos visitantes agiliza o controle de acesso sem interferir na qualidade do serviço. E ainda, os administradores também recebem notificações em tempo real sobre movimentações na portaria. Portanto, essa tecnologia moderniza a gestão condominial.
Impacto no orçamento condominial
Resumidamente, o sistema de portaria remota representa uma tecnologia que contribui significativamente com a economia, segurança e melhoria da rotina condominial. Quando implementada com planejamento adequado às necessidades de cada condomínio, as portarias se tornam investimentos estratégicos para modernizar a gestão.
Mesmo que alguns condomínios ainda resistam à mudança por desconhecerem os benefícios, os casos de sucesso demonstram a eficiência da solução. E sobretudo, o aumento na procura por esses serviços provam seu sucesso. Enfim, a portaria virtual representa o futuro da segurança condominial.














