A falta de segurança em condomínios gera medo nos moradores e empresários, que ficam cada vez mais preocupados com esse problema. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que apenas de janeiro a junho deste ano foram registrados 23.270 furtos e roubos a residências em Minas Gerais.
Essa é uma situação que exige ação rápida. Por isso, muitos condomínios buscam novas formas de proteção. Consequentemente, cresce o interesse por tecnologias de segurança avançadas.
Dados revelam que crimes diminuíram, mas ainda assustam
Mais de 1,1 milhão de furtos e roubos a residências foram registrados no Brasil somente em 2024. O que evidencia que o problema continua grave no país.
Em muitas ocorrências, criminosos entram pela portaria ou pulam os muros com facilidade. O problema é que boa parte dos condomínios ainda aposta em sistemas antigos, sem integração e com pouca eficiência. Dessa forma, a sensação de insegurança aumenta, já que moradores e trabalhadores não se sentem protegidos.
Contudo, alguns números mostram melhora. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta uma redução de 51% nos casos de invasões e roubos a condomínios no país desde 2018. Apenas em 2023, foram registrados 20.344 roubos a residências, número 19,2% menor em relação ao período anterior.
Soluções que podem auxiliar a segurança em condomínios
Câmeras inteligentes ajudam muito na proteção. Tudo porque sistemas de monitoramento remoto oferecem segurança 24 horas, onde os síndicos também podem monitorar efetivamente e em tempo real via aplicativos. Por isso, muitos condomínios investem nessas tecnologias.
Além disso, portarias virtuais revolucionam o controle de acesso. Com essa tecnologia, visitantes são identificados antes mesmo de chegar ao prédio e isso dificulta possíveis invasões.
Mais tecnologias que facilitam o controle de acesso
As Smart portarias fazem toda a diferença na segurança. Através dele, índicos podem controlar melhor quem entra no prédio por meio de aplicativos e de forma intuitiva e eficiente. Isso também é importante pois facilita a atualização constante do cadastro de moradores e visitantes para tornar o ambiente mais seguro.
Além da adoção das medidas físicas, os moradores precisam agir com atenção. Por exemplo, quando deixam portões abertos, liberam a entrada de desconhecidos sem checar ou deixam de conversar entre si, facilitam a ação dos criminosos.
Segurança inteligente ajuda a reduzir riscos nos condomínios
Atualmente, os sistemas de segurança inteligente protegem pessoas e bens com soluções práticas e acessíveis. Ao adotarem tecnologia avançada, os condomínios reduzem a vulnerabilidade e oferecem mais tranquilidade para as famílias.
Recursos digitais mudam a forma de se proteger. Com isso, moradores e empresários recuperam a confiança que tanto buscam. Portanto, o uso de serviços tecnológicos de segurança são a essenciais para a proteção e tranquilidade nos condomínios.















