BLOG

portabilidade VoIP

Como funciona a portabilidade para VoIP?

Como funciona a portabilidade para VoIP?

Como funciona a portabilidade para VoIP?

Por muito tempo quando íamos trocar de plano ou operadora, era necessário trocar também de número. E isso dava muita dor de cabeça, não é mesmo?

Mas, desde 2009, é possível fazer o que chamamos de portabilidade.

E, em meio a tantas mudanças no mundo da telefonia, há quem se pergunte se agora é possível fazer portabilidade VoIP.

Para quem não conhece, o sistema VoIP é uma tecnologia que tem como objetivo acabar com a telefonia convencional. Usando o VoIP você faz ligações usando a internet trazendo diversas vantagens,. Sobretudo, para as empresas.

Por isso, pode surgir mesmo essa dúvida de como acontece a portabilidade VoIP.

Pensando nisso, decidimos responder essa pergunta para você. Siga com a leitura e saiba mais.

QUANTO TEMPO É FEITA A PORTABILIDADE VoIP?

Antes de sabermos mais sobre como funciona a portabilidade, você sabe em quanto tempo ela é feita?

De modo geral, o processo de portabilidade deve durar o máximo de até 72 horas e linha pode ficar fora do ar em até 24 horas, conforme as regras da ANATEL.

Contudo, ela também estipulou como regra que essa suspensão não ultrapasse 2 horas. Logo, como o sistema VoIP também é de telefonia, ainda que baseado em nuvem, ela deve seguir essas mesmas regras.

COMO É FEITA?

A portabilidade VoIP pode ser feita através de um número convencional ou outro número VoIP. Ou seja, se você usa número convencional e quer melhorar o seu sistema de telefonia, você pode sim mudar para operadora VoIP.

Para começar, você precisa fazer a portabilidade VoIP diretamente com uma operadora VoIP. Isso será essencial para evitar problemas futuros visto que quando o cliente escolhe uma empresa que não é homologada pela ANATEL, o processo de portabilidade é muito mais difícil.

Então, uma boa dica é escolher uma operadora de telefonia VoIP. A Vono, por exemplo, é uma empresa de telefonia VoIP autorizada que pode oferecer serviços a você.

Sendo assim, o cliente deve entrar em contato com uma operadora especializada em telefonia VoIP, escolher o plano e solicitar a portabilidade.

De forma geral, é um processo rápido e fácil sendo benéfico para o cliente. Afinal, em instantes você já pode usufruir do seu novo plano.

Além disso, o cliente também não precisa se preocupar em cancelar com a operadora anterior. Ao fazer a portabilidade VoIP, o plano anterior é automaticamente cancelado.

No entanto, é crucial lembrar que empresas de todos os portes podem fazer essa portabilidade. Ou seja, das pequenas a grandes, todas podem usufruir dos diversos benefícios que a VoIP proporciona. E agora, vamos citar alguns deles. Acompanhe!

Portabilidade VoIP
Imagem: Canva

PORQUE DEVO MIGRAR?

Atualmente, muitas empresas vêm aderindo ao sistema VoIP devido os seus benefícios.

O primeiro benefício para sua empresa é a redução de custos. Em especial, o valor pago pelas ligações. Como o VoIP é um sistema baseado em nuvem, ele precisa apenas de uma boa internet para funcionar.

Logo, isso é o primeiro motivo pelo qual a sua empresa reduzirá custos. Afinal, você não vai pagar mais pelos minutos das ligações. Já as ligações internacionais, por exemplo, podem ter uma economia de 70% se comparado com a analógica.

Em segundo lugar, você possui um maior controle das ligações, podendo até personalizá-las. Para isso, o URA (Unidade de Resposta Audível) te permite colocar mensagens durante a ligação e muito mais.

Em terceiro lugar, ao fazer a portabilidade VoIP, a empresa irá garantir um melhor relacionamento com os clientes aumentando ainda mais a fidelização e as vendas. Tendo em vista que você vai ter atendimento mais rápido e com mais qualidade.

Outra boa razão para fazer a portabilidade VoIP, é que a sua empresa pode ter diversos ramais de telefone sem precisar de muitos aparelhos. E em todos eles, você vai usufruir de todos os recursos disponíveis.

É importante lembrar que a telefonia VoIP possui recursos como transferência de ligações, gravações, caixa postal e muito mais.

Já outro ponto essencial é que a portabilidade VoIP, assim como a convencional, só pode ser feita de fixo para fixo e móvel para móvel. Por esse motivo, não é possível fazer de fixo para móvel ou vice-versa.

Por fim, a sua empresa ainda tem como benefício a mobilidade. Você passa a receber as ligações de qualquer lugar do mundo que tenha acesso a internet.

CONCLUSÃO

Portanto, podemos dizer que a fazer a portabilidade VoIP, com certeza, vai inovar a sua empresa garantindo uma melhor gestão e uma melhor experiência dos clientes.

Para mais, também podemos concluir que fazer portabilidade VoIP é um processo rápido, fácil e sem burocracia. Para quem busca soluções de comunicação para o crescimento da sua empresa, a telefonia VoIP é a alternativa perfeita.

Conte com uma empresa especializada que possui experiência, profissionais qualificados e soluções de acordo com as suas necessidades.

Você deseja fazer a portabilidade VoIP? Conheça a VONO!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro

Precisa de Ajuda?