pessoa digitando o código 0303 no telefone
pessoa digitando o código 0303 no telefone

Código 0303: funcionalidades e benefícios

Por Equipe Fale Vono 

hs

Certamente, você já precisou realizar alguma ligação para um call center ou até mesmo já recebeu ligações de empresas oferecendo algum serviço ou produto, não é mesmo?

Sabemos que muitas pessoas não gostam muito dessas ligações devido a muitos fatores. Ainda assim, para as empresas, é uma forma muito rentável de marketing.

Por isso, em 2021, a ANATEL anunciou o uso obrigatório do código 0303 para qualquer empresa de telemarketing. Você sabia?

Conhecida também como telemarketing ativo, essa é uma estratégia das empresas que tem como objetivo ligar para seus clientes oferecendo algum tipo de serviço ou produto.

Pensando nisso, a ANATEL decidiu estabelecer um código para que as pessoas, ao ver o número na chamada, saibam que alguma empresa está ligando para oferecer algum produto ou serviço.

Logo, esse é o famoso código 0303. Mas, se você não conhece esse código ou gostaria de aprender mais sobre ele, esse artigo é para você!

Então, boa leitura!

atendente de call center em ligação com o código 0303
Foto – Reprodução: Pinterest/Freepik

O que é o código 0303?

Em resumo, o código 0303 é um prefixo obrigatório para empresas de telemarketing que desejam ligar para seus clientes e oferecer algum tipo de serviço e/ou produto.

Dentre as normas estabelecidas na lei, ainda temos algumas regras, como:

  • O Código Não Geográfico 303 é de uso exclusivo para atividades de telemarketing ativo 
  • O código será utilizado junto ao prefixo nacional 0 e seguido pelo número da empresa: 0303 41 XXXXXXXX 
  • O número com o prefixo deve aparecer claramente no visor do aparelho do consumidor 
  • Só é permitido a reserva de um código por CNPJ 
  • As operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor 

Ou seja, se a sua empresa deseja ter o telemarketing ativo, é preciso seguir essas e mais regras estabelecidas na lei pela ANATEL.

Para a sua empresa reservar um código, basta acessar o novo sistema de Administração do Plano de Numeração, escolher a seção CNG 303, preencher as informações necessárias e consultar tanto os códigos gerados automaticamente quanto escolher o seu.

Após esse processo, basta passar o seu código para a sua operadora e começar o seu telemarketing ativo.

Quais empresas precisam do código 0303?

Podemos dizer que todo tipo de empresa que deseja ter como estratégia o telemarketing ativo, precisa obrigatoriamente utilizar o código 0303.

Isto significa que não possui nenhum ramo especifico para usá-lo. Mas, vale lembrar que no telemarketing ativo é a empresa que liga para um possível cliente para tentar fechar negócio.

Portanto, se você deseja ligar para seus clientes e oferecer seus serviços ou produtos, você deve usar o código 0303.

Além disso, ressaltamos que a aquisição do código é apenas um por CNPJ. Assim, não precisa da mesma empresa ter diversos códigos.

atendente de call center fazendo uma chamada com o código 0303
Foto – Reprodução: Pinterest

Quais os benefícios para a sua empresa?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o código 0303 e como consegui-lo, você deve estar pensando sobre quais benefícios a minha empresa terá ao conseguir esse prefixo?

Em primeiro lugar, a ANATEL estabeleceu essa regra a fim de tentar diminuir fraudes realizadas. Sabemos que com o avanço do mundo digital e da telefonia, é preciso redobrar a segurança de dados.

Por isso, um dos intuitos positivos dessa lei é evitar que realizem fraudes e seus clientes caiam em golpes.

Por outro lado, usar o código 0303 também permite que o cliente identifique rapidamente e já atende sabendo que o propósito daquela ligação será receber uma boa oferta de algum serviço ou produto, por exemplo.

Isso é excelente visto que otimiza o atendimento e sua equipe de vendas pode realizar mais vendas em menos tempo.

Em segundo lugar, os clientes serão muito mais receptivos com seus atendentes, pois o cliente interessado atenderá de forma mais agradável aumentando as chances de uma negociação mais assertiva e diminuindo o estresse da equipe.

Por fim, é uma forma de padronização na comunicação facilitando o controle das empresa sob as ligações e o seu gerenciamento.

Portanto, se gerenciado corretamente o código 0303, é possível excelentes resultados para a sua empresa.

Enfim, agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é, como conseguir e seus benefícios, basta alinhar essa estratégia com os seus processos e objetivos.

Você também vai gostar de saber: Script de Vendas por telefone: o que é e como criar.

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Fale Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro