prefixo 0303

Prefixo 0303 em ligações de telemarketing

Por Equipe Fale Vono •

h

Sabemos que as empresas de telemarketing realizam muitas ligações. Seja para oferecer produtos ou serviços ou para cobranças de dívidas. Por isso, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) decidiu criar um prefixo para ajudar as empresas e os consumidores: o prefixo 0303.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o prefixo 0303 anunciado em 2021 pela ANATEL. Apesar disso, o uso desse prefixo começou a vale a pena apenas a partir de março de 2022 para que até essa data as empresas pudessem se adaptar e entender melhor.

Então, para ajudar você nessa também, vamos falar tudo sobre esse assunto! Vamos lá? Continue a leitura!

O QUE É O PREFIXO 0303?

O uso obrigatório do prefixo 0303 se deu para auxiliar os consumidores na identificação de ligações feitas pelo telemarketing ativo e garantir o direito de todos os consumidores de decidir se vão aceitar ou não a chamada.

O telemarketing ativo, para quem não sabe, consiste na prática de entrar em contato com clientes em potencial (ou também chamado de leads) com a finalidade de oferecer produtos ou serviços.

Esse contato é considerada uma forma de estimular o relacionamento do cliente com a empresa e pode ser feito tanto por ligações quanto por mensagens, inclusive áudios e textos enviados por aplicativos, como o Whatsapp, por exemplo.

Assim, o documento que estabelece a obrigatoriedade do prefixo 0303 é o Ato nº 10.413/2021. Então, é a partir dessa ato que todas as regras foram anunciadas e estabelecidas.

Dentre as regras e orientações, temos:

Dentre as normas estabelecidas na lei, ainda temos algumas regras, como:

  • O Código Não Geográfico 303 é de uso exclusivo para atividades de telemarketing ativo 
  • O código será utilizado junto ao prefixo nacional 0 e seguido pelo número da empresa: 0303 41 XXXXXXXX 
  • O número com o prefixo deve aparecer claramente no visor do aparelho do consumidor 
  • Só é permitido a reserva de um código por CNPJ 
  • As operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio de chamadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor 

Além disso, cada empresa que realiza o telemarketing ativo, precisa reservar um código exclusivo. Dessa forma, cada empresa terá o seu contribuindo para que não haja repetições e maiores problemas entre as empresas e até para com os clientes.

prefixo 0303
Foto – Reprodução: Depositphotos

COMO FAZER A RESERVA DO CÓDIGO?

Se a sua empresa ainda não reservou um código exclusivo, o processo é bem simples.

Veja abaixo!

A sua empresa precisa acessar o novo Sistema de Administração do Plano de Numeração, o nSAPN. Em seguida, você deve selecionar o CNG 303. Após isso, é possível consultar os códigos gerados automaticamente pelo sistema. Ou também, consultar a disponibilidade de um número específico, caso você deseje ter um.

Após selecionar o código desejado, é necessário preencher um formulário com os dados completos da empresa. E depois, é só confirmar a reserva.

Concluindo tudo isso, agora a sua empresa deve encaminhar todas as informações do código e o protocolo para a operadora de telefonia.

prefixo 0303
Foto – Reprodução: Depositphotos

Você ainda tem dúvida se a sua empresa precisa do prefixo 0303?

Como citamos anteriormente, o prefixo 0303 é apenas para empresas que executam o telemarketing ativo.

Portanto, se o call center a sua empresa realiza cobranças ou pesquisas por telefone, a sua empresa não precisa garantir o código e o prefixo 0303.

Entretanto, caso a sua empresa utilize ambos os modelos (telemarketing ativo e receptivo), a ANTEL orienta usar o mesmo número da operação ativa, com o prefixo 0303, também para a operação receptiva.

Enfim, caso você seja um consumidor que não deseja receber chamadas com prefixo 0303, você também pode solicitar o bloqueio desses contatos para a sua operadora.

Agora você já sabe tudo sobre como funciona e o que de fato é o prefixo 0303. Confira nossa dica extra!

DICA EXTRA!

Para ajudar ainda mais no seu conhecimento, nós fizemos um post exclusivo explicando mais sobre os benefícios que o prefixo 0303 pode trazer para a sua empresa.

Se você busca melhor gerenciamento de chamadas, otimização e melhor relacionamento com o cliente, o prefixo 0303 pode ser uma excelente estratégia.

Leia o nosso outro artigo no blog clicando aqui e saiba mais sobre os benefícios do prefixo 0303 para o seu negócio!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Fale Vono

Tenha em suas
mãos a tecnologia
do futuro